Orange e Google Cloud fecham uma parceria estratégica para serviços de dados, inteligência artificial e edge computing

A Orange e o Google Cloud anunciam uma parceria estratégica que vai acelerar a transformação da infraestrutura de TI da Orange e o desenvolvimento de serviços futuros de cloud – mais especificamente, em relação ao edge computing. O contrato reforça o compromisso da Orange, como já apontado no plano “Engage 2025”, em conduzir sua transformação interna por meio do uso inovador de inteligência artificial. A colaboração abrirá o caminho para novos serviços avançados de nuvem , edge computing e cibersegurança, que trarão novas oportunidades de negócios para ambas empresas.

Google Cloud e Orange vão trabalhar de maneira próxima e colaborativa para garantir o sucesso da parceria. O Google vai oferecer seu conhecimento em tecnologia de ponta em nuvem, analytics de primeira linha e ferramentas de IA, além da sua já comprovada metodologia de transformação digital e seus recursos dedicados. Já a Orange vai contribuir com sua profunda experiência em serviços de tecnologia da informação e comunicação, sem mencionar a infraestrutura de uma rede multinacional.

O contrato ressalta o comprometimento em usar inteligência artificial e dados para acelerar o ritmo da transformação da operação europeia da Orange, colocando os serviços de dados no cerne do modelo de inovação do grupo. Para fazer isso, a Orange planeja criar uma plataforma arrojada de analytics e machine-learning, com a tecnologia do Google. A parceria ainda vai beneficiar consumidores e empresas na Europa ao trazer habilidades de cloud-computing à rede, incluindo varejo, jogos e outras indústrias.

A parceria estratégica vai fortalecer o portfólio da Orange Business, ao trazer serviços com valor agregado, como analytics e cloud (baseado em soluções do Google Cloud), colocando a Orange em uma posição de fornecedora de serviços múltiplos de cloud para seus clientes corporativos mundialmente e fortalecendo as habilidades de ciberdefesa da empresa. Com esse contrato, o Google Cloud amplia sua presença na Europa como um importante player no setor de serviços na nuvem, oferecendo tecnologias avançadas para as maiores indústrias, incluindo pequenas e grandes empresas.

Nova geração de serviços na nuvem

A parceria também vai liderar o desenvolvimento de serviços de computação, à medida em que a tecnologia 5G é lançada no mercado europeu – e a computação em nuvem se beneficia amplamente da integração. O e dge computing será uma peça-chave na busca para atender os requerimentos de novos consumidores e companhias em termos de serviços de baixa latência e alta velocidade. A cooperação vai combinar as forças da Google Cloud e da Orange a fim de oferecer soluções flexíveis, seguras e arrojadas para os segmentos de B2B, atacado e B2C (consumidor final). Haverá contribuição para as opções de conectividade aprimoradas que a Orange disponibiliza para seus clientes de atacado, B2B e varejo.

As duas empresas também concordam em criar em parceria um Laboratório de Inovação e um Centro de Excelência que promoverão inovação e crescimento:

• O Innovation Lab (Laboratório de Inovação, em tradução livre) permitirá o desenvolvimento de novas soluções da indústria com base em dados e IA, dentro de uma estrutura ampla de 5G e edge computing
  • O Center of Excellence oferecerá suporte do Google Cloud para a Orange francesa e outras operações da companhia, ao passo em que se engajam na transformação das soluções em nuvem. O centro fornecerá treinamento em serviços de dados, inteligência artificial e cloud para milhares de colaboradores da Orange
Sobre a parceria, o presidente e CEO da Orange, Stéphane Richard, afirma: “A Orange é pioneira na transformação digital e tem orgulho de anunciar essa parceria com o Google para acelerar sua transformação de dados e de inteligência artificial, seguindo um caminho para oferecer um serviço melhor aos clientes. O Google é um parceiro de longo prazo da Orange. Como está ansioso para investir na Europa – especialmente, na França – a fim de desenvolver novos datacenters, este é o momento perfeito para trabalhar em novos serviços e oportunidades nos mercados da França e da Europa”.
“A força da rede da Orange, alinhada com a plataforma do Google Cloud, ajudará a fortalecer o caminho para novos serviços avançados de cloud e edge computing para o setor de telecomunicações na Europa. Estamos ansiosos para trabalhar em parceria com a Orange a fim de trazer novos serviços e aplicativos para clientes e empresas, além de continuar a aumentar nosso suporte às empresas europeias no que diz respeito à transformação digital”, ressaltou o CEO da Google e Alphabet, Sundar Pichai.