Agdatahub, Orange Business e SUEZ firmam acordo de colaboração com foco agroambiental

• Em resposta aos desafios ambientais, empresas decidiram unir conhecimentos tecnológicos para apoiar a transformação digital nas indústrias agrícolas

A Agdatahub, operadora de plataformas de intercâmbio de dados e consentimento agrícola, a Orange Business, empresa de serviços digitais nativos de rede global, e a SUEZ, um das principais players de serviços ambientais, estão unindo forças para reconstruir soluções que aceleram a transformação digital e ambiental do setor agrícola.

As três empresas pretendem desenvolver tecnologias para agricultores, autoridades locais e interessados, que permitam o acesso a soluções inovadoras, focadas no meio ambiente e baseadas em tecnologias e objetos conectados, apoiando a captura e medição de carbono, qualidade da água ou emissões de gases na pecuária. Essas soluções permitem que eles se beneficiem de programas como o Payments for Environmental Services, que remunera práticas que protegem o meio ambiente. As empresas estão focadas em propor essas soluções a fim de promover iniciativas corporativas e industrializar o desenvolvimento ao lado dos atores do setor.

Fortalecimento da soberania alimentar e digital francesa e europeia

Este acordo chega no momento em que a nova Política Agrícola Comum (CAP, na sigla em inglês) deve ter três objetivos ambientais: agir contra a mudança climática, proteger os recursos naturais e preservar as paisagens e a biodiversidade, de acordo com o European Green Deal. Também, responde à necessidade de fortalecer a soberania alimentar e digital francesa e europeia, como está sendo destacado na pandemia atual. Esta parceria trará uma visão comum a nível europeu dentro dos espaços de dados da agricultura e do meio ambiente, e do ecossistema GAIA-X, no qual a Orange Business é uma das fundadoras e a Agdatahub é membro recente.

"Os agricultores são os primeiros a se preocuparem com a preservação dos recursos naturais. Vindo do setor agrícola, a Agdatahub quer garantir o uso de dados dos agricultores e da indústria para o benefício de práticas mais sustentáveis por meio da plataforma de consentimento e troca de dados. Esta parceria com a Orange Business e a SUEZ nos permitirá acelerar e aumentar o número de casos de uso na área ambiental".

Sébastien Windsor, presidente da Agdatahub

"Estamos comprometidos em criar um impacto positivo no setor agrícola, apoiando a transformação dos atores da indústria e das regiões em transição ecológica, que estão com a economia cada vez mais responsável. Ao unir forças com a Agdatahub e a SUEZ, acompanharemos o setor agrícola, atendendo as necessidades, assim como utilizaremos os dados e as novas tecnologias para acelerar a transformação ambiental".

Pierre-Louis Biaggi, vice-presidente sênior digital e de dados na Orange Business

"Diante dos muitos desafios que vão moldar o futuro da agricultura, o Grupo SUEZ está inovando para fornecer ao setor agrícola soluções globais e integradas que permitirão uma gestão melhor dos recursos. Complementando a nossa expertise com a Agdatahub e a Orange Business, vamos fortalecer e acelerar a transição agroambiental dos agricultores".

Diane Galbe, vice-presidente executiva da SUEZ no comando da estratégia e da Unidade Global de Soluções Corporativas Ambientais e Inteligentes