Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

UEFA EURO 2016™: logística pioneira para um evento extraordinário.

UEFA EURO 2016™: logística pioneira para um evento extraordinário.
May 26, 2016in Newsletter2016-05-262016-06-03Newsletteren
UEFA EURO 2016™: logística pioneira para um evento extraordinário.
Como você controla 90 paletes de material destinados a 11 locais distintos espalhados por toda a França sem um único deslize?  Este é o desafio  das equipes da Orange incumbidas de gerir as necessidades de telecomunicações da UEFA EURO 2016™E para enfrentar esse desafio,  será utilizada  uma inovação que poderá muito bem revolucionar o mundo da logística de eventos, diz Julien Raad, Diretor de Logística e Coordenador de Compras deste evento de classe mundial.
 

Julien Raad,  vocé é o Diretor de Logística e Coordenador de Compras deste evento global. O que significa isso em termos de gestão logística e que papel lhe cabe?

A Orange é a operadora de telecomunicações oficial da UEFA EURO 2016. Na função de Diretor de Logística e Coordenador de Compras,  meu trabalho é supervisionar a distribuição dos equipamentos de rede necessários à prestação destes serviços.

Em termos gerais isto significa que  existem 90 paletes de equipamento que serão destinados  a 11 locais distintos: os dez estádios da competição e o Centro de Transmissão Internacional (IBC-International Broadcast Centre), o centro a partir do qual serão transmitidos os jogos para todo o mundo …

Portanto, não há margem para erros! Cada peça de equipamento tem um destino único e temos que planejar até ao mais ínfimo pormenor… Um equipamento avariado ou em falta pode afetar a transmissão de um jogo ou prejudicar o trabalho dos organizadores.

Claro que cada equipamento é cuidadosamente etiquetado com um código único contendo a informação relativa ao estádio a que se destina, até mesmo, a que parte desse estádio: as bancadas, a sala de imprensa, e assim por diante. Mas para conseguir um rastreamento preciso,  nós temos etiquetas digitalizadas de alguns equipamentos.

Como é que isso funciona?

Aos equipamentos mais importantes é atribuído um identificador NFC (NFC-Near Field Communication – Comunicação por Campo de Próximidade). Basta escanear este dispositivo com um Smartphone para conhecer o seu conteúdo, o seu destino e onde deverá ser instalado dentro do estádio…

Em primeiro lugar, todos os identificadores são codificados na área de armazenagem em Paris e, uma vez despachados, podem ser escaneados via Smartphone a cada passo da cadeia logística: nas áreas de armazenamento locais, na chegada aos estádios e novamente após instalação em local próprio dentro dos mesmos.

Como especialista de logística, que reações você está  recebendo em relação a este tipo de tecnologia?

Simplifica muito e acima de tudo, acrescenta um nível de confiabilidade sem precedentes. Posso saber em tempo real se um determinado equipamento foi entregue em qualquer dos 11 locais, graças à atualização de uma única base de dados em “real-time”. Esta ferramenta, que foi desenvolvida pela Orange Application for Business, combina uma aplicação de rede segura para a gestão central e uma aplicação Android para as operações locais.

Além do rastreamento, ela permite ainda comunicação e coordenação entre as localidades e os supervisores centrais.

Os identificadores até fornecem informação a respeito do estado funcional do equipamento: mal recebemos uma mensagem de avaria, o material de substituição  é enviado imediatamente!

Em que outras instâncias se poderia recorrer a este tipo de dispositivo, em termos de eventos?

Esta aplicação pode ser utilizada em qualquer evento que necessite de comunicação e emissão em grande escala. Por outras palavras, trata-se de uma verdadeira revolução digital em relação à gestão logística!

 

Saiba Mais

Proporcionar o evento esportivo mais conectato já visto

Entretenimento ao máximo – como a Orange está ajudando a conectar um dos maiores eventos esportivos deste verão.

Fatos básicos: os nomes e números que compõem a Orange na UEFA EURO 2016™

Change the display