Parceria entre Tēnaka e Orange Business para ampliar seu programa de restauração de recifes de coral

• Solução tecnológica para automatizar e ampliar o monitoramento de recifes de coral e biodiversidade marinha
  • A Tēnaka se beneficiará remotamente de dados quase em tempo real do recife de coral, permitindo que os cientistas dediquem mais tempo à regeneração dos recifes

A Orange Business e a Tēnaka, uma empresa social que trabalha para restaurar e proteger ecossistemas marinhos em todo o mundo, uniram forças para ampliar a restauração de recifes de coral em uma Área Marinha Protegida do Triângulo de Coral, na Malásia.

A restauração de recifes de coral da Tēnaka ajuda a proteger e preservar a vida selvagem criticamente ameaçada, ao mesmo tempo que apoia a independência econômica das comunidades costeiras em termos de segurança alimentar e emprego relacionado ao turismo e pesca.

Por meio dessa parceria, a Orange Business está acelerando a transformação digital da Tēnaka, tornando suas operações do dia a dia mais eficientes. A Orange Business fornece acesso a conjuntos de dados totalmente automatizados, desde a coleta até a visualização, aproveitando a análise de dados baseada em inteligência artificial.

Essa abordagem baseada em dados quase em tempo real aprimora as capacidades das operações da Tēnaka. Os dados e as imagens são entregues diretamente aos cientistas em terra firme, o que significa que os pesquisadores poderão acessar dados 24/7 e dedicar mais tempo à restauração de recifes de coral em degradação.

Monitoramento científico do recife de coral

O projeto coordenado pela Orange Business é viabilizado por uma estação de pesquisa marinha composta por um dispositivo de monitoramento subaquático com câmeras à prova d'água de 360° acopladas a uma boia flutuante alimentada por energia solar, com capacidades de processamento e transmissão.

A estação de pesquisa se conecta à rede móvel 4G local com um cartão SIM da Orange Business. Essa conexão transfere imagens diariamente para um host Microsoft Azure gerenciado pela Orange Business. A transferência de dados é protegida pela Orange Cyberdefense, usando a tecnologia Netskope SSE e a infraestrutura NewEdge.

Uma vez na nuvem, um algoritmo de IA desenvolvido pela Orange Business analisa as imagens. Esse algoritmo reconhece e quantifica automaticamente várias espécies de peixes, invertebrados e megafauna nos recifes.

A Orange Business aproveita seu ecossistema de parceiros neste projeto: o programa For Good da Netskope fornece a plataforma de segurança e design, enquanto a Microsoft fornece créditos gratuitos do Azure como parte de seu programa Startups Founders Hub.

"Regenerar o oceano é a melhor solução que temos para mitigar a crise climática e de biodiversidade. Ao alavancar a tecnologia, a Orange Business traz expertise crítica para ampliarmos nossas operações e alcançarmos um impacto global", explicou Anne-Sophie Roux, fundadora da Tēnaka.

"Queríamos fazer parte da solução para um desafio ambiental. Nossos funcionários em todo o mundo apoiam a Tēnaka por sua iniciativa inspiradora na preservação e reabilitação dos ecossistemas de corais - e em um caso em que nossa tecnologia e serviços digitais podem realmente fazer a diferença para criar um impacto positivo", comentou Kristof Symons, CEO Internacional da Orange Business.

Acompanhe as atualizações contínuas do programa Let's Revive.